Logo Patosja

Quarta-Feira de Cinzas: fé, reflexão, recomeço e início da Quaresma 

Para os católicos, a data representa convite ao arrependimento e à renovação espiritual 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:34 18-02-2026

Compartilhar:

Para os católicos, a data representa convite ao arrependimento e à renovação espiritual 

A Quarta-feira de Cinzas marca um momento de reflexão para milhões de fiéis em todo o país. A data tem forte significado religioso, histórico e cultural. Durante todo o dia, diversas celebrações serão realizadas em diferentes paróquias do município patense. 

O ritual das cinzas simboliza o fim do Carnaval e o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa no calendário cristão. Para os fiéis da Igreja Católica, a data representa um convite à reflexão, ao arrependimento e à renovação espiritual. 

As cinzas são obtidas pela queima de ramos de palmeira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, conectando a Paixão, Morte e Ressurreição de um ano para o outro. Conforme o Padre Marcos, as cinzas são para relembrar os humanos. 

“A imposição das cinzas lembra a nossa miséria humana e a nossa necessidade de Deus, sendo um convite para que, com um coração humilde e contrito, nós voltemos para Ele, o nosso Criador, Salvador e quem nos conduz no deserto da vida”, disse o padre. 

Mensagem

A tradição surgiu há séculos, quando os cristãos passaram a usar as cinzas como sinal de humildade e fragilidade humana. Durante as missas, é feita a imposição das cinzas na testa dos fiéis, acompanhada da mensagem: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”.

Cada fiel carrega consigo um motivo para viver esta data, seja com oração, jejum e práticas solidárias. A Quarta-feira de Cinzas é um momento que simboliza recomeço e uma oportunidade do ser humano refletir sobre atitudes e planejar novos caminhos.

“É um momento de conversão, de ficar mais próximo de Deus, de caridade e, neste ano, eu quero intensificar a minha oração interior”, comentou a cristã Roseli Evangelista.
Leia também